Damon Albarn confirmou nesta terça-feira, 25, que o Blur vai se reunir em 2009 para ensaiar. O anúncio foi feito durante a gravação de sua ópera, Monkey: A Journey to the West, nos estúdios da rádio BBC, em Londres.

“O Blur vai ensaiar em 2009, ver se leva a alguma coisa”, disse Albarn. O britânico ainda deu como certa a presença de Graham Coxon no estúdio. O guitarrista gravou apenas uma música do último álbum do Blur, Think Tank, antes de anunciar o desligamento da banda, em 2002.

O retorno do Blur está sendo discutido entre seus integrantes desde 2006. Primeiro, disseram que se reuniriam em um almoço para resolver as diferenças, depois contaram à imprensa que o almoço não tinha dado certo. No último mês, Albarn chegou a dizer que a banda nunca mais entraria em estúdio, apenas para dias depois se desmentir. Agora, confirmou oficialmente a volta.

O Blur não lança um disco de inéditas desde 2003. Neste intervalo, Albarn gravou um novo álbum com seu projeto paralelo, o Gorillaz, além de ter composto esta ópera e fundado uma terceira banda, The Good, The Bad and The Queen, enquanto Coxon lançou dois discos solo.